Esperança: Dicas para deixar opções seguras no RPG

Um bom jogo de RPG é desafiadoramente divertido. O grupo de heróis está constantemente colocando a própria vida em risco para trazer ordem ao mundo ou simplesmente para acumular ouro para gastar em alguma taverna. Seja qual for o objetivo do grupo, uma mesa de RPG coloca os personagens dos jogadores em situações nas quais decisões de vida ou morte devem ser tomadas.

Entretanto, nem tudo o que acontece em uma mesa de RPG precisa ser complicado e as coisas não precisam ser resolvidas por meio de um conflito que acaba em agressão. Assim como na vida, há mais de uma forma de resolver um problema e você pode aplicar isso enquanto joga RPG. Eu listei formas de encontrar esperança em meio ao caos do RPG. Então, sem mais delongas, vamos nessa que vai ser bom à beça!

Nem todo combate é necessário

O combate é um dos momentos mais aguardados pela maioria esmagadora dos jogadores de RPG. É inacreditável como as rolagens de ataque e dano fazem com que todo o grupo entre em estado de frenesi a cada ação bem-sucedida e também a aflição quando algo não sai como o esperado. No entanto, não é necessário colocar um conflito o tempo inteiro em uma mesa de RPG porque nem todo conflito requer agressão física.

Grande parte dos sistemas de RPG há perícias e atributos mentais e sociais que podem salvar uma equipe de um conflito desnecessário. Utilizar destas habilidades para negociar ou convencer alguém de algo a fim de evitar um confronto que pode ser letal é uma boa forma de sair ileso de um encontro com inimigos. Por meio disso é possível fazer um inimigo se tornar um aliado valioso além de render boas histórias de superação.

Use suas perícias sempre que puder

Muitos jogadores de RPG se esquecem de verificar as próprias fichas para colocar as coisas em seus devidos lugares. Mal consigo contar quantas vezes eu vi jogadores esqueceram de fazer alguma coisa porque não olharam as próprias fichas. Eu, como narrador, sempre coloco desafios baseados nas perícias que os personagens são treinados e, por este motivo, não há desafio impossível para o grupo se o membro com a habilidade correta usar suas proficiências na hora certa.

Uma maneira de forçar um teste de perícia durante uma mesa de RPG é declarar a ação do personagem sem pedir o teste. Com isso, a pessoa que estiver narrando a história vai decidir se é necessário realizar uma rolagem ou não e, caso seja, espero que os dados rolem a seu favor. Muitas perguntas pertinentes podem surpreender o grupo e render um sucesso sem que um dado seja rolado. Pense nisso na sua próxima jogatina.

Faça perguntas sobre o ambiente

É muito comum que coisas em um cenário de RPG fiquem inexploradas e muitas vezes isso acontece porque os os jogadores não fazem perguntas sobre o que há no lugar além das informações que foram narradas para introduzir o ambiente. O local onde o grupo se encontra pode conter pistas sobre o que virá pela frente ou explicar coisas que aconteceram em um passado que explica eventos do presente seja da campanha ou da história de algum personagem.

Não tenha medo de questionar se há outras saídas, quantas pessoas estão no ambiente, o que está acontecendo do lado de fora ou o que é a luz estranha que está vindo do baú que está ao lado da cama bem do lado da cadeira de balanço do quarto da princesa que foi raptada. Talvez exista algo no ambiente que só vai ser revelado se houver uma pergunta e são sempre as perguntas que movem os mundos, sejam eles reais ou fictícios.

Trabalhe em equipe

RPG de mesa é um jogo cooperativo. Em cenas nas quais não há algo que divide as ações em turnos, os jogadores podem intervir uns nas ações dos outros desde que seja algo coerente com a cena que pode acabar em um alívio cômico. Um grupo de RPG que trabalha conhecendo as habilidades uns dos outros sempre consegue sair da maioria das situações nas quais acabam entrando.

Acho que uma cena de investigação é uma das melhores para descrever um bom trabalho em equipe. Suponhamos que um personagem encontrar uma armadilha, mas não é capaz de desarmá-la e então chama a pessoa do grupo que consegue resolver este problema. Talvez, alguém encontre um texto em um idioma desconhecido que apenas uma pessoa do grupo pode compreender e compartilhar as informações. Isso pode, sem dúvidas, colocar o grupo em um caminho diferente do que todos poderiam imaginar.

O maior combo é a interpretação

Esta é uma afirmação verdadeira. De nada adianta uma personagem de RPG ter sua ficha completamente otimizada para o combate se a pessoa que a está interpretando não for capaz de interpretar os traços de personalidade da personagem. Uma boa interpretação durante uma sessão de RPG pode fazer com que o grupo todo se beneficie com a atitude de um personagem e, em casos mais extremos, pode mudar as estruturas de um cenário de RPG.

Quando se entra de cabeça na interpretação de um personagem, as emoções mais profundas de um jogador são colocadas para fora por meio das ações que está interpretando. Uma vez que um jogador de RPG coloca tudo o que o personagem está sentindo por meio da interpretação, coisas memoráveis como a redenção de um inimigo, uma mudança de postura de uma personagem ou uma confissão que revela os planos do verdadeiro antagonista da história.

Saídas que não envolvem combate dão esperança de que todos os personagens estarão no grupo na próxima sessão de jogo e os jogadores passam a ter um vínculo mais profundo uns com os outros. Quando o grupo todo se ajuda em cada desafio, todos caminham rumo a conclusão da campanha. Independente de qual seja o resultado, uma vez que o grupo de RPG estiver engajado com a história e apoiando uns aos outros, sempre haverá esperança de um final glorioso para seus propósitos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: