Certas coisas podem nos surpreender

Quem nunca foi pego de surpresa na vida pode se preparar porque em algum momento você vai acabar em uma situação na qual você vai ter que agir de acordo com a situação. Isso exige muito controle emocional e bastante autocontrole para não fazer nada de que você possa se arrepender. Se você que está lendo isso acha que está sempre pronto para tudo, sinto lhe informar que isso não é verdade e que talvez, isso possa ser a sua insegurança falando mais alto do que qualquer outra coisa. Não em problema algum demonstrar vulnerabilidade uma vez que isso é um sinal de força, não de fraqueza.

Eu já tenho uma pergunta para você. Como é que você reage às coisas que acontecem ao seu redor? Acredito que você terá uma resposta diferente de qualquer pessoa que está ao seu redor porque esta é uma pergunta muito aberta, mas vou deixá-la mais específica: como você reage quando percebe alguma emoção surgindo dentro de você e você sabe que ela está prestes a emanar em alguma reação física que você certamente pode evitar? Lidar com emoções é algo que precisamos fazer no dia a dia para que problemas irreversíveis aconteçam e nos abale profundamente. Pensa consigo, você consegue manter a calma quando algo inesperado acontece?

Confesso que quando eu era mais novo eu tinha dificuldade para controlar minhas reações e isso fazia de mim uma pessoa bastante impulsiva e não me levava a lugar algum. Agora, quando você tem em mente que as pessoas que convivem contigo podem sofrer quando você toma alguma atitude que não afeta apenas a sua vida, você finalmente entender o que significa ser uma pessoa que melhora a cada dia. Claro que é importante desenvolver habilidades e competências técnicas além de ter conhecimento sobre o mundo, a vida, a verdade e o universo, mas de nada adianta se você não aprender a lidar com pessoas.

Aprender a se controlar em situações que nos tiram do sério é uma tarefa complicada e um desafio que deve ser superado diariamente. Por experiência, eu sei que manter o controle é importante porque as pessoas podem entrar em um comportamento de manada e a situação pode escalar ainda mais. Quem nunca viu um grupo de pessoas brigando e começou a colocar mais lenha na fogueira para ver como a situação terminava? Na internet há muitos vídeos de violência gratuita praticada por pessoas de diversas classes sociais e algumas, sem sombra de dúvidas, renderia uma boa indenização à vítima do caso. Independente do que aconteça, é sempre possível manter a calma e resolver as coisas com sangue frio e, por mais incrível que pareça, ter sangue frio não é uma coisa ruim.

Você já considerou a ideia de que você pode colocar suas emoções para fora de uma forma saudável mesmo em momentos de pressão? Você pode se expressar de diversas formas que, certamente, vão te colocar um passo a frente de qualquer pessoa impulsiva. Como fazer isso? Simples: conheça quem você e tenha empatia pelas pessoas ainda que você não as conheça. Difícil? Nem um pouco. Tudo o que você precisa pensar é que não custa nada ser educado com alguém quem está ao seu redor e sempre tomando cuidado para não esquecer que, assim como você, as pessoas tem seus limites que podem ser véus ou linhas.

Um véu é algo que você sabe que existe mais enxerga de uma forma um pouco nublada. Eu tenho alguns em relação a animais peçonhentos porque alguns me assustam e outros me causam pavor. Tendo isso em mente, eu evito entrar em contato e até mesmo falar sobre quais são esses animais. Minha adolescência já foi tensa demais em relação a estes medos de animais peçonhentos. Uma das linhas que tenho é qualquer tipo de violência contra crianças por motivos extremamente pessoais dos quais eu não me sinto confortável em publicar, mas garanto que eu não tenho estômago para lidar com coisas ruins que envolvem crianças.

Ainda que o mundo seja um lugar completamente intenso e que pode nos surpreender, como eu disse antes, é impossível estar pronto para qualquer coisa que aconteça durante a vida. O que podemos fazer aprender a lidar com as nossas emoções e lidar com as emoções de outras pessoas. Não existe uma maneira mais direta de mudar o mundo do que colocar a cabeça no lugar e fazer a sua parte ainda que ela pareça pequena. Se você tirar um parafuso de um motor, ele pode funcionar por mais algum tempo, mas não vai demorar para que ele comece a apresentar sinais de que há alguma coisa errada.

Ser surpreendido é algo que já aconteceu muito comigo em momentos que eu adoraria esquecer. Notícias ruins sobre familiares, indiferença de pessoas próximas, dores de pessoas que estão ao meu redor e eu não poder fazer nada para ajudar. Quando se tem muita empatia pelas pessoas você acaba sentindo coisas que nem sempre surgem de você conscientemente, mas sim por meio de um gatilho que te trouxe tal reação, sentimento ou pensamento que, por mais aleatório que possa ser, é intenso e faz com que o seu mundo faça ainda mais sentido para você e, caso você se sinta confortável em compartilhar, talvez o mundo das pessoas que vivem contigo também melhore consideravelmente.

Se você é do tipo de pessoa que só reage quando seus sentimentos falam mais alto, aqui vai um conselho: pense duas vezes antes de reagir e, se isso não resolver, procure terapia. Não tem nada melhor do que ter uma pessoa fora da sua bolha social olhar para você e dizer coisas que você precisa mudar para se tornar uma pessoa consideravelmente melhor do que outras versões. Isso soa um pouco como papo de coach quântico só que eu te garanto que não é.

Lembre-se se que você sempre vai estar cercado de pessoas que te observam o tempo todo. Saber se controlar é algo necessário para uma boa convivência em uma sociedade humana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: