Rabisco #01 – Essências

Este é um Homebrew do meu cenário de RPG. O material aqui publicado é parte do desenvolvimento do cenário que pode ser adaptado para suas mesas de RPG assim como inspirar outros materiais para que você adapte o conteúdo para que faça sentido em suas criações. Aproveite esta Homebrew e não deixe de curtir e compartilhar!

Essências

Essência é o que há em cada ser que caminha pelo universo. O universo é composto por oito essências que se manifestam de fomas distintas em cada realidade, mas é de conhecimento comum que as pessoas compreendam a Essência como magia que, por sua vez é dividida em escolas menores para que os estudos se tornem viáveis para os sábios de cada era. As Essências que se manifestam são aquelas que são manipuladas por meio dos componentes necessários para tal manifestação conhecida como conjuração.

Cada ser vivo possui em si todas as Essências porque a convergência gera vida. Aqueles que conjuram, conectam suas essências com os Arcanos Primordiais e manifestam por meio da conjuração uma fração do poder de outro plano de existência. As essências conhecidas pelos mortais totalizam oito. Os seres mais sábios e escolhidos pelos próprios arcados possuem um conhecimento avançado sobre os alicerces de seus respectivos universos.

Arcanos

Os Arcanos são manifestações puras de um tipo de Essência. A Essência não existe sem o Arcano e o Arcano não existe sem a Essência. Cada conjurador possui uma maneira única de realizar a conjuração do que o povo comum chama popularmente de Magia. As possibilidades de manipulação de essência são muitas e alguns seres de fé tratam os Arcanos como Deuses e é bastante comum que eles possuam nomes distintos nas diferentes regiões de um mesmo mundo.

Os Arcanos são seres Celestiais com poder ilimitado a nível Arcano e com a capacidade de conceder poderes divinos a seus devotos podendo, em casos raros, manifestar suas vontades por meio de Arautos e Avatares. Da mesma forma, Arcanos podem ser substituídos segundo registros de alguns estudiosos que creem que uma criatura capaz de seguir os passos de um Arcano pode se tornar capaz de destroná-lo.

As Oito Essências

Cada Essência, assim como seu respectivo Arcano, possui domínio completo sobre algum aspecto da magia além dos domínios sobre a realidade. Para compreender como cada manifestação funciona, os mortais fragmentaram suas pesquisas em oito eixos definidos como Escolas de Magia de modo que, para manter o equilíbrio de poder, uma capital de uma região não pode possuir mais do que duas especializações apesar de permitir que seus estudantes tenham conhecimento sobre todas as essências.

As Essências conhecidas pelos mortais:

Abjuração: Esta essência primordial representa a proteção, o banimento e o bloqueio de todo e qualquer efeito nocivo.

Adivinhação: A essência da sabedoria, do conhecimento sobrenatural, da visão remota permite traças o destino dos mortais e dos imortais através da previsão e da clarividência.

Conjuração: A essência que da forma física a matéria animada e inanimada sendo capaz de criar moldes, objetos e criaturas a partir do nada.

Encantamento: A essência dos sentimentos, da consciência e da mente permite encantar, seduzir e alterar as propriedades da mente.

Evocação: A essência primordial dos elementos base que compõem a matéria é capaz de produzir fogo, água, terra e ar além de suas variações.

Ilusão: A manipulação dos sentidos permite criar tudo o que for possível imaginar de forma que as ilusões se tornam reais uma vez que os sentidos são alterados por esta essência.

Transmutação: A essência que permita a evolução e transformação da matéria e das energias existentes no Tecido Arcano.

Necromancia: Responsável por dar e tirar vida, esta essência possui controle da vida, da morte e da morte vida sendo capaz de manter o equilíbrio do ciclo mortal de existência.

As Leis Fundamentais da Essências

Para que os mortais compreendessem os limites da Essência, diversos testes foram realizados através das eras. Dentre as coisas que foram descobertas pelos sábios do passado, a quantidade de regras que devem ser respeitadas pelos conjuradores são iguais ao número de Essências conhecidas. As regras sobre as Essências são:

  1. A Essência é a fonte para a vida mortal.
  2. Conjuradores Natos são considerados lendas e semideuses por manipularem a magia naturalmente. Sabe-se que os primeiros feiticeiros não precisavam de componentes materiais para conjurar suas magias.
  3. Na história do mundo, sabe-se que o Panteão é formado por arquimagos mortais que descobriram a Trilha dos Arcanos. Isso fez com que eles fossem capazes de dominar uma das Oito Essências que são representadas pelas Escolas de Magia.
  4. O estudo formal em Academias de Artes Arcanas é extremamente caro.
  5. Poderes druídicos e feitiçaria são hereditários. Em casos raros nascem conjuradores de magia caótica com poderes inatos, imprevisíveis e, muitas vezes, destrutivos com efeitos aleatórios.
  6. Cada região de um continente só pode se aprofundar no estudo de duas Essências ao mesmo tempo a fim de manter o Equilíbrio de poder entre as Capitais por meio de um efeito conhecido como Convergência.
  7. Conjuradores arcanos que possuem conhecimento de magias a partir de sexto círculo precisam de um registro para poder conjurar magias em locais próximos de centros urbanos e devem se responsabilizar pelos danos colaterais causados por suas conjurações.
  8. Através da essência é possível acessar a Fenda Arcana: as oito formas brutas de magia que convergem no plano material por meio da manifestação de criaturas que estão Além da Fenda.

Alguns estudiosos como grandes Feiticeiros e Arquimagos creem que as Oito Essências não são as únicas coisas que regem os universos. Existem estudos de fontes pouco confiáveis que exitem criaturas que controlam um tipo de Essência que vai além da compreensão mortal. Os registros tratam tais fontes de poder como Essências Titânicas, essências responsáveis pelos ciclos que controlam a realidade além de influenciar os alinhamentos de cada criatura viva, seja ela inteligente ou não.

Este conhecimento sobre Essências deve ser utilizado com cuidado. Uma vez que um ser capaz de conjurar perde o controle da magia, ele pode se corromper.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: