Missão Diária #01 – Como usar o RPG em sua rotina diária

Por que não tornar a rotina diária um pouco mais divertida? É comum que as pessoas gostam de jogar e fazer coisas para relaxar em seu tempo livre, mas e se eu disser é que possível fazer com que suas tarefas diárias pareçam um jogo no qual você cumpre suas próprias missões de uma forma divertida e sem deixar suas responsabilidades de lado? Vamos transformar sua rotina em um jogo interessante.

Gamificação é uma estratégia baseada em jogos para transmitir conhecimento e aumentar o engajamento de pessoas em tarefas do dia a dia. Pode ser aplicada em sistemas educacionais e em empresas para melhorar o desempenho das pessoas em suas atividades. No entanto, é possível aplicar isso em coisas que fazemos no dia a dia e eu vou te dar algumas dicas de como utilizar esta estratégia para deixar sua rotina mais leve. Sem mais delongas, vamos nessa que vai ser bom à beça!

Organize sua semana

Em um mundo caótico no qual todos temos muitas coisas para resolver em um espaço de sete dias, é necessário organizar o que precisamos fazer de alguma maneira. Algumas pessoas fazem isso por meio de listas, outras pensam no que precisam fazer no dia e outras fazem conforme as coisas vão acontecendo. Eu creio que se você colocar no papel o que precisa ser feito durante a semana, você pode lidar melhor com imprevistos.

Levando isso em consideração, você pode colocar em um caderno ou em alguma coisa na qual você toma notas todas as coisas que você precisa fazer na sua semana. Você vai perceber que a lista é grande e que você pode acabar acumulando muitas coisas. No entanto, não há motivo para desespero porque você tem sete dias para fazer todas essas coisas e você pode acabar notando que algumas não são tão urgentes quanto aparentam ser.

Liste até cinco tarefas para cada dia

Cada semana tem sete dias e cada dia tem vinte e quatro horas. Se você fizer uma lista de cinco coisas para fazer em cada um dos dias, você terá no máximo trinta e cinco tarefas para fazer na semana e cento e quarenta tarefas em um período de vinte e oito dias. É bastante coisa, não é mesmo? Todavia, fazer cinco coisas por dia em sua rotina não vai pesar nem um pouco neste tempo.

Quando você começa a separar o que fazer em cada um dos dias limitando o número de tarefas que você vai desenvolver, é possível que sua rotina fique mais leve e a sensação de missão cumprida ao fim do dia seja ainda mais animadora. Mesmo em dias mais estressantes é possível fazer com que as coisas funcionem se você tiver um bom planejamento e entendendo o que é prioritário e o que não é.

Divida as tarefas entre principal e secundárias

Uma vez sabendo o que você vai fazer em sua semana, você pode separar o que você precisa fazer em duas categorias de tarefa assim como a maioria dos jogos eletrônicos baseados em RPG fazem por meio de missões principais e missões secundárias. Isso vai te levar a tomar decisões mais tranquilas tendo em vista que você vai ter uma noção mais precisa do que é que você vai realizar nos seus dias.

Para dividir as coisas no seu dia, você via listar a principal atividade que você deve realizar em cada dia da semana e que você deve terminar no mesmo dia. As outras coisas que ficarem como secundárias podem ser coisas mais rápidas de resolver e que você pode fazer com mais agilidade, mas existem cuidados que você precisa tomar para que não atropele sua própria agenda.

Só comece uma tarefa quando terminar outra

Isso é imprescindível para manter a cabeça no lugar e controlar a ansiedade em fazer as coisas. Por experiência, faze coisas em paralelo pode ser algo bom em alguns casos, mas na maioria deles pode acabar na situação que você vai deixar todas as suas tarefas inacabadas. Então, assim como caminhar ou conquistar um item dentro de algum universo de jogo, você precisa terminar uma tarefa para que possa começar outra.

Quando você dá um passo de cada vez para realizar alguma atividade, as chances de você terminar o que precisa ser feito mais cedo é muito maior do que fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Foco e concentração são coisas que se aprende com o tempo e é sempre um prazer riscar um item da lista de tarefas logo que você termina. Agora eu tenho uma pergunta: o que fazer quando terminar uma tarefa?

Crie recompensas para si mesmo

Todo bom jogo recompensa o seu jogador por conseguir conquistar algo após cumprir uma missão ou encerrar um capítulo. Você pode, e deve, se recompensar por terminar as tarefas (missões) que você se propôs a fazer. Nem só de trabalho uma pessoa vive assim como um protagonista do mundo dos jogos não vive apenas de realizar trabalhos a fim de chegar no último chefe do jogo e ter ser merecido descanso após uma longa jornada.

Ao final de cada dia ou de cada tarefa, coloque coisas que você vai fazer por você para relaxar. As possibilidades, como sempre, são infinitas para que você faça algo para aliviar as tensões do dia desde ler um livro para desligar do mundo real ou tomar um banho quente para relaxar o corpo ter realizado as conquistas necessárias de suas missões diárias.

Tornar a rotina de atividades mais leve usando elementos de jogos é algo muito bom para que seus dias fiquem mais divertidos porque, além de aumentar a sua produtividade no que você se propuser a fazer, você também pode fazer com que outras pessoas sigam o seu exemplo a fim de colocar tudo o que você precisa fazer em um período de tempo possível. O mundo dos jogos é amplo e a cultura de jogos nos acompanha desde os primórdios da civilização e agora você pode transformar a sua vida em um jogo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: