O que faz do RPG um passatempo tão prazeroso?

O RPG de Mesa é um passatempo extremamente prazeroso por diversos motivos. Cada pessoa que joga ou que já jogou RPG durante a vida sabe além de você criar laços fortes com as pessoas que estão vivenciando a experiência de jogo ao seu lado, muitas outras habilidades são desenvolvidas com o avanço das sessões. O RPG é um tipo de jogo que une as pessoas porque ele promove o trabalho em equipe e é sempre bom reunir os amigos para passar bons momentos juntos.

O mundo do RPG é algo extremamente amplo e permite que as pessoas faça personagens das mais diversas formas, aparências e poderes com base nas coisas que elas mesmas experimentaram na vida. Se alguém quiser fazer um personagem parecido com algum outro muito reconhecido ou mesclar seus personagens favoritos para se divertir durante o jogo, é possível. O limite do RPG é a imaginação dos jogadores que estiverem ao redor da mesa. Isso leva todo mundo a fazer coisas que até os deuses dos mundos de RPG duvidam.

Quando se trata deste passatempo que lhe permite ser quem você quiser sem restrições, as coisas que estão ao seu redor servem como inspiração para criar seus personagens. O mundo no qual estamos incluídos durante o jogo é moldado por nossas ações. Escolhas e decisões é algo comum em nosso cotidiano, mas caminhar pelas ruas de uma cidade feita de cristais raros e encontrar um dragão comprando peixe no mercado central de uma capital medieval é completamente fora do comum e isso é possível no RPG.

Além de toda a questão criativa dentro de um universo de RPG, todo o trabalho de pesquisa, leitura e escrita de cada pessoa que participa do jogo é intenso. Entender como o jogo funciona, pensar na história do personagem antes de ele se tornar um aventureiro que luta por ouro e glória e calcular o básico de soma e subtração a cada rolagem de dados faz com que as coisas sejam mais intensas a nível emocional. Quando alguém consegue algo, todo mundo sai na vantagem, mas quando alguma coisa dá errado, todos precisam lidar com a situação também.

Esse senso de pertencimento e o companheirismo gerado durante as mesas de RPG são levados para o nível pessoal pela maioria dos jogadores de RPG porque se no jogo a pessoa entra na frente de uma espada para te proteger, muito provavelmente a pessoa te ajudaria no dia a dia quando você precisasse também. As pessoas que caminham sempre ao seu lado no jogo e na vida estarão dispostas a te ajudar. Eu digo isso porque os laços mais intensos que eu tenho com meus amigos surgiram por causa do RPG.

Toda esta interação que acontece entre os jogadores faz com que aqueles que são mais tímidos queiram desenvolver suas habilidades sociais e começam a deixar a timidez de lado. O pensamento estratégico durante o combate faz com que o trabalho em equipe seja ainda mais intenso para os jogadores e tudo o que acontece tem o objetivo de que todos se divirtam do começo ao fim da aventura ou campanha de RPG.

Minha experiência com RPG de mesa sempre foi muito boa porque as pessoas que jogaram comigo sempre queriam fazer o melhor para que a história acontecesse da forma mais intensa possível tanto a nível de jogo quanto a nível emocional. Trabalhar as emoções dos personagens e dos jogadores de RPG é importante para mim para que os vínculos entre os personagens sejam fortes assim como o vínculos gerados entre os jogadores. Acho que esses detalhes são as coisas que fazem diferença.

Quando se trata de RPG de Mesa eu creio que ele não é apenas um jogo, mas também um evento porque envolve pessoas com histórias, culturas, objetivos e ideais tão distintos quanto os personagens criados por cada uma das pessoas que estão participando. Cada pessoa no mundo, como eu já disse outras vezes, carrega uma história que pode, e deve, ser contada para que novos mundos sejam rabiscados. Ouvir o que as pessoas têm a dizer, a criar, a explorar e a se aventurar tanto na vida quanto nos jogos é muito importante para que tudo se desenvolva da melhor forma possível. A verdadeira magia do RPG é poder criar tudo de uma forma única.

Se eu pudesse, e espero poder fazer isso algum dia, eu prestaria trabalho voluntário em escolas ou centros de recreação narrando RPG para as pessoas que quiserem participar e conhecer o passatempo tanto para ensinar o RPG quando para desenvolver outra habilidades assim como para ensinar conceitos de conhecimento geral como algumas disciplinas escolares. Já vi pessoas utilizarem RPG de mesa para ensinar história colocando estudantes para jogar alguns eventos do passado da história da humanidade.

O que torna o RPG tão intenso e bom para mim são todos esses detalhes. Saber que uma história pode unir pessoas e que todos estão criando as histórias em conjunto a fim de desenvolver algo interessante que pode se ramificar em outras histórias por causa das pontas soltas que sempre aparecem me deixa sempre mais animado para continuar criando conteúdo sobre RPG de mesa e outros tipos de jogos em geral. Você que está lendo pode se sentir a vontade para entrar em contato comigo porque RPG é algo que vale muito a pena ser conhecido, divulgado e utilizado não apenas como meio de entretenimento, mas também como forma de transmitir conhecimento.

Por fim, eu quero deixar claro que jogar RPG é algo que as pessoas fazem desde os anos oitenta e hoje em dia eu não tenho dúvidas que vivemos o melhor momento do RPG de mesa no Brasil com tantos produtores de conteúdo, editoras, financiamentos coletivos e eventos de RPG espalhados por todo o país além das lojas especializadas neste nicho. Espero que possamos espalhar ainda mais conteúdos autorais e muitos cenários de RPG no futuro. Então, caso deseje conhecer este passatempo, confira os artigos e os contos do Rabiscando Mundos e entre nesta nossa aventura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: