Um jogo pode ser apenas um jogo

Eu tenho ouvido muitas pessoas falando sobre que as coisas precisam ser úteis para as nossas vidas para que sejamos melhores a cada dia. Aqui fica uma opinião que eu sei que outras pessoas compartilham comigo: Nem tudo precisa edificar a sua vida porque ás vezes você só quer se distrair. Tendo dito isso, eu vou elaborar a minha opinião sobre coisas que não precisam te ensinar algo, te mostrar um caminho ou fazer de você uma pessoa melhor, mais evoluída ou mesmo alguém que vai dominar cada coisa que existe nos quatro cantos do universo. O foco aqui serão jogos que podem sim ter fins educativos, mas podem ser apenas jogos para que as pessoas se divirtam.

Suponhamos que depois de um longo dia de trabalho você queira fazer alguma coisa para relaxar em casa sozinho como um indivíduo funcional que você é à sociedade na qual você está inserido e decide colocar algum jogo para se distrair. Seja no seu celular, computador ou console você vai passar algum tempo jogando algo apenas para esfriar a cabela depois de um longo dia de trabalho. Você não vai estar preocupado em aprender alguma coisa, mas sim em se entreter com o que você está fazendo para esquecer dos problemas da semana e aproveitar sua própria companhia.

Outra situação na qual você não vai se preocupar alguma coisa que não seja se divertir é reunir seus amigos para fazer alguma viagem ou apenas para passarem algum tempo contigo na sua casa ou em algum lugar no qual todos vocês gostam de ir. Cada um ali vai estar querendo apenas aproveitar a companhia um do outro por meio de conversas que podem ser as mais banais porque todos ali não estarão interessados em edificar as próprias vidas naquele momento, mas sim em criar memórias tranquilas enquanto se distraem e esquecem da realidade. As coisas da vida não precisam ser tão sérias e você não precisa tirar uma lição de cada evento que acontece na sua vida porque você também precisa relaxar.

O terceiro e último exemplo é um pouco mais pesado no meu ponto de vista porque é algo que ainda falam muito hoje em dia por meio de uma pergunta consideravelmente tóxica: O que é que você faz entre a meia-noite e às seis da manhã? Eu durmo porque eu preciso descansar para me manter saudável pois, por mais incrível que pareça, dormir é uma necessidade para qualquer ser vivo seja um humano ou uma formiga.

Seu tempo de descanso, de relaxamento e de sono são importantes para que você tenha uma vida saudável tanto quanto seu trabalho é importante para que você tenha o que comer. As pessoas não precisam ser produtivas o tempo todo e nem todo mundo deseja algo além do próprio salário e está tudo bem. A ambição de cada pessoa é uma particularidade dela e não cabe a ninguém além da pessoa decidir o que é o melhor para a sua vida. Nós precisamos viver.

Eu não estou dizendo que você não precisa ser produtivo nas coisas que você faz da mesma forma que não estou dizendo que você deve viver apenas para se divertir. O que eu acho que pode ser feito é aproveitar as coisas como elas são e mudar aquelas coisas que te incomodam com o passar do tempo e com as experiências que você vive. Você pode, e deve, edificar a sua vida com as coisas que forem úteis para você e para os objetivos que você quer alcançar, mas você não pode, de maneira alguma, viver em função de produtividade porque se matar por causa de trabalho ou por qualquer coisas que consuma sua vida por inteiro vai te deixar doente.

É importante que as pessoas se desenvolvam naquilo que desejam se desenvolver assim como é importante que tenham tempo para viver suas vidas fazendo coisas apenas por diversão ou não fazerem nada por horas quando não estiverem afim de fazer alguma coisa por algumas horas. É normal não querer fazer nada e apenas relaxar o corpo e a mente assim como algumas pessoas vão praticar atividade física em seu tempo livre. Isso só confirma o ponto de que as pessoas fazem o que acham melhor para elas e não tem nada de errado em ter um tempo de qualidade consigo mesmo para colocar tudo o que você pensa para fora ou para não pensar em nada.

A vida é muito mais do que edificar a própria existência o tempo todo. De vez em quando você só quer ficar de boa em um canto com um livro, jogar alguma coisa, andar de bicicleta, sair para correr, passar um tempo com a pessoa que você ama ou se arrumar para você. Não existe uma necessidade de você viver em função de aprimoramento pessoal vinte e quatro horas por dia, mas ninguém vai te impedir de fazer isso caso você queira fazer isso. Você sabe o que é melhor para a sua vida e você é quem vai fazer dela uma vida boa para que você viva bem.

Usar os jogos como método de aprendizagem é importante e já foi comprovado pela academia que é uma maneira eficaz de transmitir conhecimento. Há professores que usam jogos desde o ensino fundamental até o ensino médio para estudantes assim como acadêmicos criam jogos para demonstrar como podem ser aplicados em empresas e escolas para melhorar o aprendizado. Em paralelo, há pessoas que desenvolvem jogos para entreter e este é o cerne dos jogos: fazer com que as pessoas tenham momentos de lazer e que aproveitem isso para aliviar as tensões do dia a dia.

Nem tudo precisa edificar a sua vida e você pode dormir tranquilamente entre a meia-noite e às seis da manhã sem qualquer peso na consciência. Tudo que que está a sua volta é importante para que você fique bem e ter momentos de lazer não deve ser motivo para culpa. Sempre tenha algum tempo para que você faça o que precisa ser feito para o seu lazer porque a pessoa mais importante da sua vida sempre será você e eu tenho certeza que se você estiver bem, as pessoas que te amam e que se preocupam contigo também estarão bem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: